
Profissionalização na Série A
A CBF trabalha para profissionalizar a arbitragem a partir do Campeonato Brasileiro Série A de 2026, criando contratos fixos para cerca de 20 árbitros, segundo informou o UOL Esportes. A ideia segue modelos usados na Europa e a escolha dos profissionais deve considerar o ranking da entidade. No entanto, não a nada pronto e as discussões devem continuar internamente.
Modernizações no Campeonato Brasileiro
Além das mudanças na arbitragem, a CBF prepara outras ações para modernizar o Brasileirão, entre elas a implementação do VAR semiautomático, no mesmo padrão usado na Premier League. A decisão representa um adiantamento dos planos, já que a profissionalização estava prevista só para 2027. Porém, após diversos equívocos recentes, a confederação resolveu acelerar todo o projeto.

Reunião da Confederação Brasileira de Futebol – Foto: @rafelribeirorio / CBF
Quando a CBF deve começar as mudanças?
No entanto, o formato do contrato entre a CBF e os árbitros ainda está em análise. A tendência é que seja adotado um modelo temporário, com validade de um ano. Assim, os árbitros teriam um salário base e um adicional conforme a quantidade de partidas apitadas. Com esse formato, a cobrança sobre o desempenho será maior, acompanhada de mais treinamentos físicos e participação em cursos intensivos oferecidos pela CBF.




